O refluxo é o retorno involuntário do alimento do estômago para o esôfago, caracterizado pela sensação de azia e queimação.
Neste post, vamos explicar os sintomas do refluxo e qual a importância de uma investigação precoce dos sintomas. Confira!
Sintomas do refluxo
Todos nós em algum momento da vida sofremos de uma sensação de azia, queimação e de refluxo, que é a volta do alimento depois de uma refeição.
Isso é muito frequente e os sintomas podem variar. Algumas pessoas acordam durante a noite, tem tosse, palpitação e às vezes pode simular até uma sensação de dor forte no peito, que leva o paciente ao pronto-socorro pensando em infarto.
Porque o refluxo acontece?
Tudo isso é um problema de excesso de secreção no estômago, que vai voltando para trás do peito e chega até a boca, que é o refluxo gastroesofágico.
Importância da investigação dos sintomas
A sensação de refluxo muito frequente, tem que ser sempre investigada e não pode ser deixada para trás. Não pode ocorrer a automedicação, achando que isso não é nada demais, que foi causada pelo excesso de refrigerante ou uma comida muito pesada, porque nas doenças do aparelho digestivo, os sintomas são semelhantes.
Quando os sintomas são muito repetitivos e ocorrem muitas vezes, é preciso investigar, porque podem esconder uma doença mais grave, como o câncer, além de várias outras doenças que podem causar os mesmos sintomas, como a gastrite, que hoje em dia quase todo mundo tem por estarmos muito nervosos, o próprio refluxo e o câncer.
Hoje em dia, com os recursos que temos, o câncer quando tratado no seu início, é curável.
Caso sinta estes sintomas persistentes, vá ao médico fazer uma investigação e ter um diagnóstico preciso, para saber qual é o melhor tratamento para isso.