Diarreia

Diarreia passa pela alteração da consistência das fezes ou da frequência das evacuações.

“Meu intestino sempre foi ruim…”

“Já perdi as contas de quanto tempo eu tenho essa diarreia”

“É só comer e correr para o banheiro”

Frases assim são relativamente comuns no consultório do Gastro, e parece óbvio que há algum problema acontecendo … E se você souber que muitos desses relatos são feitos somente após questionamento ativo do médico sobre o funcionamento do intestino do paciente… ou seja, eles não prestavam atenção no hábito intestinal nem encaravam a diarreia como um problema, embora relatassem que aqueles sintomas os incomodavam e atrapalhavam o seu dia-a-dia.

Mas afinal de contas, qual a definição de diarreia?

A definição de diarreia passa pela alteração da consistência das fezes (pastosa, líquida…) OU da frequência das evacuações (mais de 3x ao dia em média), devendo estar presente pelo menos um dos dois pré-requisitos para que o diagnóstico seja feito.

Quais as principais causas de diarreia?

Os casos agudos, com menos de 4 semanas de duração, costumam ser de natureza infecciosa (vírus ou bactérias) ou alguma intoxicação alimentar, com a maioria dos casos resolvendo de forma rápida com terapia de suporte, reservando antibióticos para casos específicos, com febre alta, prostração importante, sangue e muco nas fezes e alterações nos exames de sangue.

Casos crônicos, onde a diarreia é persistente e/ou constante, merecem uma investigação detalhada (exames de sangue, fezes, colonoscopia e endoscopia com biópsias, testes respiratórios, dentre outros), já que existem vários diagnósticos possíveis. A maioria dos casos de diarreia crônica é de natureza funcional, sendo o Intestino Irritável o diagnóstico mais comum. Somente um profissional experiente e capacitado é capaz de fazer a investigação e diagnóstico adequados, excluindo doenças e condições específicas que também causam diarreia crônica, como uso de medicamentos, intolerâncias alimentares, Doença Celíaca, Colite Microscópica, Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn.

Quando devo me preocupar?

A presença dos chamados “sinais de alarme” deve ser investigada prontamente, pois podem estar relacionadas a doenças mais sérias. Os principais sinais de alarme são:

  • Febre
  • Sangue e muco (catarro) nas fezes
  • Perda de peso
  • Diarreia noturna (acorda o paciente à noite!)
  • Massa palpável no abdome
  • Anemia 
  • Outras deficiências nutricionais (ferro, vitamina B12, vitamina D)
  • Provas inflamatórias elevadas (PCR, Calprotectina)

Se você apresenta algum desses sinais ou sintomas, procure um Gastro para uma investigação detalhada e tratamento preciso! Não deixe sua saúde intestinal de lado!

Agende uma consulta e te indicarei os exames e o tratamento correto para seu caso!

SE VOCÊ SOFRE COM DIARREIA FREQUENTE, AGENDE UMA CONSULTA COMIGO! Te indicarei os exames e o tratamento correto para seu caso! Recupere a sua saúde intestinal!

Abrir chat
1
Agende uma consulta AGORA!
Olá,
Podemos te ajudar?