O câncer de esôfago é uma doença grave com alta taxa de mortalidade devido ao diagnóstico tardio. Sintomas como dificuldade de deglutição e dor ao se alimentar são comuns.
Neste post, vamos falar sobre o câncer de esôfago, abordando a importância do diagnóstico precoce, os fatores de risco como o refluxo, e como a endoscopia ajuda a identificar a doença. Acompanhe!
Principais Sintomas e Fatores de Risco
O câncer de esôfago é uma doença extremamente grave e com altas taxas de mortalidade, uma das razões desta alta taxa de mortalidade é o diagnóstico tardio.
As pessoas sentem sintomas como dificuldade para deglutir o alimento, sentem dor ao se alimentar e demoram para procurar um médico, principalmente os pacientes fumantes ou que fazem uma grande ingestão de álcool, ambos são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de esôfago.
Uma outra causa que também é muito importante no desenvolvimento do câncer do esôfago, é a doença do refluxo gastroesofágico. Então, aquelas pessoas que têm refluxo durante anos e não procuram tratamento este processo inflamatório associada a outros fatores, como por exemplo a predisposição genética, predisposição familiar, possuem o risco de desenvolver o câncer de esôfago.
Endoscopia Digestiva Alta
O diagnóstico é simples de ser feito, ocorre através da endoscopia digestiva alta, um método presente aqui na Gastromed e em muitos lugares. É um método simples e rápido, sendo crucial para a realização do diagnóstico na situação inicial.
Quanto mais precoce for feito o diagnóstico do câncer de esôfago, maior é a taxa de possibilidade de cura dessa doença.
Então se você conhece pessoas que têm esses sintomas, como dificuldade para digerir alimentos, ingerir líquidos, perda de peso, procure um médico.
Nós aqui na Gastromed, temos toda a possibilidade de realizar seu diagnóstico e tratamento.